terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Foi dada a largada!

Os desfiles que antecipam as tendências do outono-inverno 2009 já começaram. Vários sites e blogs de moda já estão bombando com todas as informações, fotos e babados dos bastidores do Fashion Rio!

Diante de tantas informações, análises das coleções em outros blogs, este que vos fala tá meio atrasadinho (!), mas vou tentar mantê-las informadas quanto aos desfiles mais bacanas do dia.

O Fashion Rio começou no domingo, dia 11, e já passaram por lá Lilica Ripilica (fofa!), Santa Ephigênia, Walter Rodrigues, Redley, Giulia Borges e Homem de Barro, Coven, Mara Mac, Melk Z-Da, Alessa e TNG.

O evento acontece na Marina da Glória e o tema "Rio Caleidoscópio Cultural Brasileiro" foi inspirado nas maravilhas da própria cidade - os arcos da Lapa e o caldeirão cultural que existe por lá!

Vamos às fotos dos looks mais cool dos desfiles com uma little search pra entender melhor as influências de cada estilista.

Lilica Ripilica



Ai, ai...eu tive que colocar estas fotos aqui pra embelezar este blog! hahaha
Tem coisa mais fofa que essas little girls desfilando estas roupitchas lindas? O desfile da Lilica tem inspiraçação no conto "Um apólogo" de Machado de Assis, sobre uma conversa entre uma linha e uma agulha. Aí foi deixar a imaginação rolar solta. Cores, linhas, botões, agulhas, alfinetes, apliques e patchwork, tudo isso encantou a Lilica, que buscou referências nas bonecas de pano e no mundo lúdico do conto. A coleção tem o resgate dos universos artesanal e do folk em quase todas as peças, com a valorização dos apliques e detalhes.

Para meninas phinas!

Santa Ephigênia



Bem, esta coleção não foi das minhas preferidas. Achei a
s roupas pouco usáveis. Com formatos arquitetônicos, volumes nos ombros (anos 80), que particularmente não acho que deveriam sair do baú! O inverno 2009 da Sta. Ephigênia é étnico e com inspiração 80’s, que aparece nas formas e nos volumes. Com muitas transparências, nudes, off-whites, cinzas e grafismos nas estampas.

Walter Rodrigues



Tô em dúvida se gostei ou não da coleção do Walter Rodrigues. Não sou muito fã desse estilo sombrio e sério demais que o desfile propôs. O clima frio já se encarrega disso, né! Sobretudo não gostei das tatuagens em segunda pele (ou não entendi?). O que eu gostei foi a estampa do vestido longo - grafismo chic!

Redley



O conceito eco-friendly é base para a toda a coleção. Para a estação mais fria do ano, a Redley sugere um mix de cores e estampas no mesmo look. Shorts, vestidos e trench coats. Eu gostei, principalmente porque aparecem cachecóis de lã super grossa, o que morando no sul é hiper importante!
Os tecidos-base são a lã grossa lavada, a sarja, a malha de bambu e a gaze de algodão. Detalhes feitos à mão como macramé, tricô e costuras que criam bordados em relevo são o grande diferencial. A estamparia produzida digitalmente brinca com grafismos que remetem a patchworks coloridos, xadrezes e texturas de folhagens. A paleta de cores traz tons naturais, como marrom, verde musgo, clorofila, azul lavanda e rosa opaco, cores muito bem vindas no inverno!

Coven



Amei várias peças desse desfile! As cores que se encaixam e os looks super bem compostos deram o tom da marca. Para o inverno 2009, a Coven desenvolveu três temas: Cavalaria, Look Esportivo e novo Luxo. Rosa, vermelho, azul e preto foram algumas das cores que a grife elegeu para a próxima estação. Fios especiais foram utilizados trazendo efeito cintilante e um brilho furta-cor. Amei o bolero de pelúcia vermelho com a camiseta bege com os cavalinhos!

Mara Mac



Aiii como eu gosto da Mara Mac. Peças lindas, soltas e sóbrias! Adoro este estilo despretensioso que a marca sugere. As formas são desestruturadas, com pregas e cinturas marcadas. Os materiais utilizados, como a lã, algodão amassado, moletom e a seda lavada dão um tom chique e cool às peças. Vários tricots ótimos pro frio! As cores são sóbrias: verde, taupe, açafrão, marinho, cru, cinza e preto. As golas altas já estão na minha wish list!

No próximos posts mais desfiles do Fashion Rio!!

Nenhum comentário: